A-AAGORA instala Biohuts no Porto de Aveiro para melhorar a biodiversidade da Ria

O Demonstrador Português do projeto A-AAGORA deu um importante passo para a conservação ambiental ao instalar ‘Biohuts’, estruturas subaquáticas inovadoras, nos pontões do Porto de Aveiro. Esta iniciativa visa melhorar a biodiversidade e a biomassa aquática na Ria de Aveiro. 

Os ‘Biohuts’ funcionam como viveiros de peixes, recriando habitats naturais que atraem espécies marinhas juvenis, promovendo um ecossistema mais rico e diversificado. 

A instalação destas estruturas ocorreu nos dias 12 e 13 de agosto, envolvendo a Strix, responsável pelo desenvolvimento dos Biohuts, o Porto de Aveiro e a Universidade de Aveiro, entre os parceiros da DEMO-PT. A APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro também participou na iniciativa, como importante parte interessada na ação. No dia 13 de agosto, foi realizada uma apresentação pública na sede da APARA, onde foram apresentados os objetivos e benefícios dos ‘Biohuts‘ a stakeholders regionais. 

Nos próximos dois anos, a eficácia dos ‘Biohuts’ será monitorizada regularmente, com verificações mensais e recolha de dados para avaliar o impacto positivo na biodiversidade local. 

Para mais informação sobre esta atividade, consulte o DESTAQUE.

Voltar ao topo