Alunos do 9.º ano exploram kit de sensores reciclados no Living Lab da Ria de Aveiro 

No passado dia 20 de março, decorreu uma ação educativa no âmbito do Living Lab da Ria de Aveiro do projeto A-AAGORA. A iniciativa envolveu alunos do 9.º ano da Escola Básica de Rio Novo do Príncipe, em Cacia, e contou com a colaboração do projeto Plas2Nano. 

Durante esta atividade, os alunos tiveram oportunidade de aprender, de forma prática e interativa, como o plástico pode ser reutilizado para criar sensores óticos capazes de detetar os contaminantes de diferentes amostras. As investigadoras envolvidas, Ana Silva e Inês Moreira, explicaram o processo de transformação de resíduos plásticos em ferramentas úteis para a monitorização ambiental. 

Esta ação insere-se no trabalho que o projeto A-AAGORA tem vindo a desenvolver com esta escola desde o início do ano letivo, para envolvimento da comunidade escolar nas soluções do projeto. Uma dessas soluções passa precisamente pela sensibilização para a redução do lixo marinho. Ao demonstrar formas criativas e científicas de reaproveitar resíduos plásticos, a atividade contribuiu para uma maior consciência sobre o impacto dos plásticos nos ecossistemas marinhos. 

Para além da vertente ambiental, a atividade desempenha um papel no despertar do interesse pela Físico-Química. Os alunos participaram com entusiasmo, na experiência, observaram reações químicas, tomaram notas e interpretaram resultados, identificando os diferentes sensores com base nas mudanças de cor e fluorescência.  

Esta atividade ilustra o compromisso do projeto A-AAGORA em aproximar a ciência das comunidades locais, promovendo a literacia ambiental, científica e tecnológica, através de colaborações com iniciativas inovadoras como o Plas2Nano. 

Voltar ao topo